quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Conhecendo um pouco da FEMERJ...

Um Pouco de História

A organização do montanhismo no Brasil começou há algumas décadas, quando no início da década de 40 os clubes então existentes formaram a UBE – União Brasileira de Excursionismo. A UBE era uma espécie de ligação oficial entre os montanhistas e o Estado brasileiro, e teve uma duração de poucos anos. No final da década de 60 os clubes viriam a fundar a primeira federação de montanhismo do Brasil, a antiga FMERJ (Fed. De Montanhismo do Estado do Rio), que foi iniciada em 1968 e foi extinda no início dos anos 80.

A nossa atual federação (FEMERJ) começou a ser gestada lá pelos idos de 1993, quando os clubes novamente se juntaram para um trabalho de recuperação e instalação de cabos de aço na problemática trilha do Dedo de Deus. Isto aconteceu pouco tempo depois da extinção do PROPAR, uma ONG de montanhistas que vinha atuando em atividades de apoio ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

A partir desta atividade, outras se seguiram e reuniões foram feitas para que decisões importantes fossem tomadas na nossa comunidade montanhista. Logo se resolveu também organizar em conjunto a Abertura da Temporada de Montanhismo, um evento anual iniciado algum tempo antes e que hoje faz parte do calendário de eventos da Prefeitura da Cidade.

A partir de 1996 começaram a acontecer as reuniões mensais, e estas passaram a contar com a participação até então inédita das principais escolas de escalada que atuavam profissionalmente no Rio. Isto fez com que se conseguisse uma maior abrangência nos assuntos e uma representatividade considerável junto aos escaladores. Ali se formou um fórum permanente de discussões e atividades, que acabou sendo batizado de Interclubes. A Interclubes, reunindo clubes, profissionais e montanhistas independentes, deu os passos iniciais em muitas das atividades e projetos que depois foram continuados pela FEMERJ. Entre eles destacam-se: os seminários para elaboração, revisão e atualização do Sistema de Graduação; o seminário sobre proteções fixas (qualidade dos grampos); o início da luta para reabertura do acesso às Aderências do Sumaré; a campanha pela ética na escalada (onde foram tapadas agarras cavadas na rocha, removidas pichações de escaladores e arrancados grampos batidos sem autorização dos conquistadores); e a regrampeação de vias em mau estado de conservação.

Uma das principais decisões tomadas nas primeiras reuniões da Interclubes foi a de que as escolas formariam uma associação para, junto com os clubes, formar uma futura federação de montanhismo. Quatro anos depois, isto se realizou - foi criada a Associação de Guias e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro (AGUIPERJ) que se juntou aos clubes para a fundação da FEMERJ. A Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) foi finalmente fundada em 29 de agosto de 2000. Ao saber da criação da federação do Rio, a UIAA em 2002 convidou a FEMERJ a ser uma das suas federações filiadas, o que ocorreu oficialmente na assembléia geral da UIAA, em Flagstaff, EUA, em outubro daquele ano. Além da ligação com a UIAA, a FEMERJ hoje possui convênios de cooperação com parques nacionais, e representa os montanhistas do Estado do Rio junto à sociedade, trabalhando para o desenvolvimento do nosso esporte e para a proteção de nossas montanhas.

mais imformações em:

www.femerj.org

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Animated knots: Alguma dúvida sobre nó?


Então aí vai a dica de um site muito útil para quem quer lembrar como confeccionar alguns nós. São esquemas animados de nós e variações importantes utilizados numa escalada.

Fonte: http://www.montanhasdorio.com.br/

Este e o Link do Animated Knots:

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá a todos, e o seguinte pessoal a materia acima, peguei no blog do
oswaldo cruz baldin, um montanhista la de Vitória - Espirito Santo, o cara e super envolvido com o montanhismo por lá, e o blog dele, e sempre bem atualizado com conteudo de altissima qualidade na área de escalada e montanhismo, alem do cara ser muito gente boa...

Este e o Link do blog do Baldin:

www.blogdobaldin.blogspot.com



att: Carlos H. "cacá"