sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O CEMAR NO ITATIAIA...


Neste relato contarei um pouco da aventura que foi para chegarmos ao parque nacional do Itatiaia, que sem duvida e um dos lugares mais bonitos que já vi até hoje, e também um grande marco do montanhismo brasileiro. Sexta –feira, dia 07 de agosto de 2009, nos reunimos como de costume, aqui no escritório mesmo, no qual Diego e eu somos os donos, escritório este que também serve como base para as atividades do CEMAR (clube de escalada e montanhismo de angra dos reis). Depois de todos reunidos, tiramos algumas fotos de nossa partida rumo a parte alta do parque do Itatiaia, que fica a mais sou menos 200km de distancia aqui de Angra dos Reis, saímos de Angra por volta de 21:00h, divididos em um carro e uma moto. Estávamos meio desacreditados que faria tempo bom, pois aqui em Angra, estava até chovendo. Fizemos nossa primeira parada em Lidice, e constatamos que lá, o céu estava limpo e com uma linda lua crescente que brilhava, para a nossa felicidade e animação ao contemplar aquele céu estrelado.

Lanches feito, hora de voltar pra estrada, rumo a Barra Mansa, onde encontraríamos mais dois integrantes do CEMAR, o Kamer e o Rodrigo, que estavam na moto do Kamer, e foram na frente para pegar o equipamento do Rodrigo, que reside em Barra Mansa, e no carro do Kelvin, um gol 1000, estávamos em cinco pessoas mais seis mochilas, todas pesando mais de 20kg. Encontramos os dois em um posto de combustível na Via Dutra, com destino agora á BR-354, segundo a pesquisa feita pelo Diego no Google Maps, depois de algumas horas dirigidas, percebemos que passamos por uma placa dizendo:”BEM VINDO A SÃO PAULO”, mas como era a primeira vez que estávamos andando por estas estradas, achjamos que era isso mesmo, pois até aquela hora ainda não tinha visto placa da tal BR-354... depois de Quelux, quase chegando em Cruzeiro, percebemos que não estava certo, pois havíamos rodado tempo demais na Dutra, mais do que o estimado por nós, foi quando o nosso navegador...rsrsrs...o Diego Moreira pegou uma folha impressa com o mapa pra se orientar, e viu a besteira que fizemos...rrssrsrs, tratamos de encontrar um retorno e seguir de volta rumo ao RJ... Em Eng. Passos, tinha uma placa indicando que ali era caminho para a parte alta do parque do Itatiaia, depois de uns kms dirigidos na estrada de Eng. Passos para Itamonte, avistamos uma placa dizendo BR-354. agora sim estávamos empolgados com a viagem novamente, começamos a subir a serra, e não muito tempo depois o carro ferveu a primeira vez, paramos e uns trinta minutos depois um caminhoneiro nos deu um pouco de óleo para o motor e também arrumamos água, carro funcionando, tratamos logo de voltar a estrada. Andamos mais uns kms serra acima e o carro parou de novo, agora pela segunda vez, estava seco, sem água nenhuma, pegamos mais água e seguimos até o alto da serra, onde tem uma cabine da policia rodoviária federal, e ao lado a estrada de terra que vai para o alto do itatiaia, onde fica a portaria da parte alta do parque.


Completamos a água do carro de novo e subimos a estrada de terra rumo ao parque, e uns

seis kms depois o carro parou de vez, isso já era por volta de 03:00h da madrugada, batemos uma canela pra vermos o que tinha em volta... só mato...rsrsrsr e uma construção que parecia estar vazia, a famosa casa de pedra. Decididos de não mexer mais no carro, forramos duas lonas no chão, no canto da estrada de terra e dormimos ali mesmo, a luz da lua e ao frio da serra... todos na maior felicidade, mesmo com todos os problemas.



Ao acordar no outro dia, com os primeiros raios de sol, por volta de umas 06:20h, Kamer e eu fomos na moto até o abrigo Alsene, local onde pretendíamos ficar acampados, para ver se arrumávamos alguma ajuda ou um telefone de um mecânico, e foi isso mesmo que arrumamos, o telefone de um mecânico, voltamos para o carro onde estava o resto do pessoal, e ligamos para o mecânico, depois arrumamos uma carona com um rapaz que também e montanhista, e passava por ali na hora, para subir rumo a o parque também. Mandamos algumas mochilas e o Eduardo com ele. (nossos sinceros agradecimentos a ele!!!). Depois eu, Gustavo, Diego e o Rodrigo “barra-mansa”, fomos a pé com nossas mochilas que sobraram até o acampamento, no abrigo Alsene, onde por sinal fomos bem recebidos pelos responsáveis, e para nossa surpresa, la já estava o amigo Pedro Aires, com uma galera que veio do RJ com ele, e já estavam saindo para o morro do Colto, para uma caminhada. Lá pelas 15:00h o Kelvin e o Kamer chegaram no Alsene, depois de terem perdido metade do dia tentando resolver o problema do carro, sem deixar a peteca cair, separamos os equipos de escalada e fomos para a rocha escalar, andamos uns 5minutos conforme o Paulinho de barra mansa nos havia dito, e lá estávamos nós nas vias da pedra do camelo, e ficamos por lá até umas 18:00h nos divertindo pra valer.

Depois de toda essa correria, descobrimos que tinha um bar no abrigo, e fomos tomar um vinho e dar uma relaxada para no domingo decidir nossa vida, foi quando entramos em contato com o grande amigo Rodrigo de SP e ele nos confirmou que viria para o parque para nos encontrar.


No domingo de manhã, ele chegou no Alsene por volta das 08:00h, subimos a estrada até a entrada do parque, e preenchemos a ficha para a nossa entrada no parque, começamos a trilha por volta de 11:00h sendo que o guarda do parque disse que o tempo da trilha era de 7h ida e volta, fizemos ida 02:30 da portaria a 30m do cume das Agulhas Negras, pois não chegamos no cume por falta de tempo, e o grupo estava muito grande, algo em torno de 10 pessoas e já era 13:30 e tínhamos que chegar na portaria do parque as 17:00h, pois e a hora definida para a saída de visitantes...depois de um dia muito lindo e cheio de aventuras e contratempos, retornamos ao Alsene por volta de 17:30h e tivemos que fazer a maior correria de novo pára ir embora, eu, Dú, Rodrigo “barra mansa”e Kelvin fomos de carro com o Rodrigo de SP, o Kelvin até Eng. Passos, onde estava o carro dele, na oficina o resto foi pra Barra Mansa, pra ir de ônibus, e o Kelvin, Diego e Gustavo vieram no carro, torcendo pra que não quebrasse novamente, numa velocidade de 50/60km por hora para o carro não parar novamente. E como era só descida, deu pra chegar bem em Angra dos Reis, mais ou menos por volta de 01:00h da manhã de segunda feiras, eu e o Dú chegamos só na segunda-feira 10:00h direto pro trabalho...

No mais e isso ai, um grande abraço a todos e até a próxima, e aproveito também pra manda um salve lá pra rapaziada lá da XURUPITA.... rsrsrsr!!!

Att: Carlos H. “cacá”


para vêr as fotos CLIQUE AQUI!!!


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

o evento em comemoração a semana do meio ambiente, foi realizado pela ong SAPÊ ( sociedade angrensse de proteção ecológica), e o CEMAR (clube de escalada e montanhismo de angra dos reis), no dia 06/06/2009, o evento foi um grande sucesso, superando nossas espectativas, onde, com grande exito conseguimos divulgar um pouco do belo trabalho que temos feito na cidade de Angra dos Reis e região.









o cemar agradece a sapê, por ter dado a oportunidade de participar junto a ela neste evento, tradicional, ja relizado pela sapê á varios anos. Gostaria também de deixar aqui os sinceros agradecimentos as bandas que se apresentaram no evento, e dizer que para nós e muito importante este tipo de apoio, bem como a aula de ioga oferecida pela professora celina e a bicicleata organizada pelo diego moreira, que também faz parte do cemar, agradeço também ao grande amigo ricardo (pescador), que nos imprestou uma barraca. Nada disso seria possivel sem a ajuda de cada um de vocês... muitissimo obrigado.
att: Carlos H. "cacá"


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Vídeo - A trilha da Serra Fina na Mantiqueira...













Eliseu Frechou foi conferir porque a trilha da Serra Fina é considerada uma das caminhadas mais difíceis do Brasil. Chuvas, ventos e baixas temperaturas dificultaram ainda mais a ascenção da Pedra da Mina com quase 3000m.

Para assistir ao vídeo:
clique aqui.
















Fonte: http://espnb
rasil.terra.com.br/eliseufrechou

Finlandês escala os 14 picos mais altos da Terra

Veikka Gustafsson. Foto: mounteverest.net

O alpinista Veikka Gustafsson, de 41 anos, entra para um seleto grupo de montanhistas ao escalar as 14 montanhas do planeta com mais de 8.000 metros.

Na última semana, Gustafsson chegou ao cume do Gasherbrum I (8080m), no Paquistão, encerrando um projeto de 16 anos, que começou em 1993 quando escalou o Everest pela primeira vez.

Somente 17 pessoas conseguir completar os 14 picos acima de 8.000 metros. Se contar apenas aqueles que escalaram sem oxigênio auxiliar, são apenas nove alpinistas.


Confira as montanhas de Gustafsson:

* Everest (8848 m), primavera de 1993, com oxigênio

* Dhaulagiri (8167 m), outono de 1993

* K2 (8611 m), verão de 1994

* Lhotse (8501 m), primavera de 1995

* Makalu (8483 m), primavera de 1995

* Everest (8848 m), primavera de 1997, sem o uso de oxigênio

* Manaslu (8163 m), primavera de 1999

* Dhaulagiri (8167 m), primavera de 1999

* Shisha Pangma (8046 m), primavera de 2001

* Nanga Parbat (8125 m), verão de 2001

* Everest (8848 m), primavera de 2004

* Cho Oyu (8201 m), primavera de 2005

* Annapurna (8091 m), primavera de 2005

* Kanchenjunga (8586 m), primavera de 2006

* Gasherbrum II (8035 m), verão de 2008

* Broad Peak (8047 m), verão de 2008

* Gasherbrum I (8080 m), verão de 2009


Fonte: www.webventure.com.br

Matéria original do Site Alta Montanha: http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1591

domingo, 2 de agosto de 2009

O Homem-Aranha é indiano!


Vendo em imagens as habilidades do indiano de 22 anos, Jyothi Raj, é realmente possível perceber que o título deste post - que vem a ser o mesmo da matéria publicada no site O Globo - tem algum fundamento.




Outro vídeo: http://oglobo.globo.com/blogs/moreira/posts/2009/07/23/o-homem-aranha-indiano-207521.asp