quinta-feira, 15 de abril de 2010

Abertura da Temporada de Montanhismo 2010 - Rio de Janeiro


Data: 25.04.2010 (O dia todo)

ABERTURA DA TEMPORADA DE MONTANHISMO 2010

A Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) comunica a realização da 23ª edição da Abertura de Temporada de Montanhismo (ATM 2010), que acontecerá das 9h às 17h, do dia 25 de abril (domingo), na Praça General Tibúrcio, localizada na Praia Vermelha, Urca, Rio de Janeiro.

Neste ano, com a publicação do decreto nº 31906 (Diário Oficial de 18 de fevereiro), assinado pelo prefeito Eduardo Paes, a ATM passou a constar no calendário de eventos oficiais da cidade do Rio de Janeiro.

A Abertura de Temporada de Montanhismo tem entrada gratuita e conta com a participação de tradicionais clubes e entidades de montanhismo.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Secretária Municipal de Meio Ambiente (SMAC) também estarão presentes.

Este ano, quem comprar uma camiseta da ATM, concorrerá a brindes que serão sorteados no final do evento. As camisetas estão à venda nos clubes de montanhismo.

Para maiores informações, acesse: www.femerj.org ou entre em contato com a Comissão Organizadora da ATM 2010 (waldecyml@terra.com.br ).

Waldecy Mathias Lucena

Comissão da ATM 2010

fonte: ESCALADACAFÉ

segunda-feira, 12 de abril de 2010

NOVOS GRAMPOS.!!!???

A pratica do montanhismo em geral, vem crescendo muito e com este crescimento também vem o refinamento das técnicas, bem como a modernização dos equipamentos, tanto para uma simples caminhada quanto para um big wall.

Neste pequeno post., postarei um vídeo que achei na net, bem como o link para acesso direto ao site, para quem tiver vontade de saber um pouco mais sobre o assunto.

Quando comecei a escalar, no início do ano 2000, quase não se falava em proteções removíveis, pois estas custavam muito caro, aqui no brasil, principalmente no RJ se usava e usamos até hoje os grampos “P”, grampos estes que já foram usados em muitas vias clássicas aqui do Rio. Estes grampos, composto de um tarugo(corpo) de aço e um olhau também de aço, porém mais fino que o tarugo(corpo), unidos atravéz de solda. Estas proteções são muito usadas aqui no brasil justamente pelo seu custo beneficio... afinal, qual escalador não gostaria de encher a boca e poder falar q tem uma via equipada com chapas ou fixos importados e de ótima qualidade.

EXEMPLOS DE PROTEÇÕES FIXAS:

grampo "P" chapeletas - Bonier









Depois de alguns anos, ouvi falar nos fantásticos colinox da Petzl, sendo um conjunto composto de um grampo forjado, em aço e sendo sua aplicação bem diferente das nossas proteções fixas usadas aqui no Brasil, os famosos grampos “P”. Da mesma forma q o “P”, para aplicar o colinox, também se faz um furo até certa profundidade onde o grampo chegue bem ao final do furo e fique bem preso, porem neste caso, o colinox deve-se colocar um bastãozinho de cola química e ai sim o colinox, feito isso e só ir encaixando o grampo ao furo até que o mesmo chegue ao fundo...

colinox- Petzl quimico - Petzl






Estas proteções fixas sempre estiveram presentes as conquistas das vias de escalada, até que ficou um pouco mais em conta as proteções moveis... Hoje, com menos de R$1.000,000 (mil reais) consegue-se comprar um jogo de móveis ativos e por menos de R$300,00 (trezentos reais) um jogo de móveis passivos... ”ISSO AK NO BRASIL!!!”.Onde a alguns anos atráz isso era só um sonho para muitos de nós.

EXEMPLOS DE PROTEÇÕES MÓVEIS:

NUT'S (PASSIVA) , FRIEND (ATIVA) E BALL NUT (ATIVA).









A NOVA PROTEÇÃO:

Esta entrando no mercado um novo tipo de proteção móvel, de climb tech, este novo produto lembra muito o ball nut, só que ao inverso de ter a cabeça quadrada com uma meia esfera móvel, esta tem um corpo e uma estrutura tubular, que segundo me pareceu, esta entrando no mercado para substituir os grampos, que quando são fixos, ficam permanentemente presos a rocha, até se decomporem ou que outros troquem os velhos e gastos por novos. Então. Esta proposta destes novos “grampos” móveis... e a de se fazer uma escalada mais limpa ainda. Ai veio uma questão em minha cabeça...será que eles realmente substituiriam os grampos fixos. Seria bom em vias a beira mar, pois as proteções não ficariam expostas diretamente ao tempo... porém em uma via longa, será muito mais tralha para carregarmos, e imagina isso em uma conquista....até porque no vídeo que acompanha este texto, me parece que o furo tem que ficar bem mais fundo que o normal para se colocar nosso famoso grampo “P” ou até mesmo uma chapa.

Bom e isso...acho que vale a pena dar uma olhada nos vídeos!!!

ClimbTech Demo - Removable Bolt from Christopher Vinson on Vimeo.


ClimbTech Co-Founder Falls 50ft Using ClimbTech Removable Bolt from Christopher Vinson on Vimeo.

www.climbtech.com

Abs a todos e boas escaladas.

Att. KK




sexta-feira, 9 de abril de 2010

Edgar Kittelmann falece aos 77 anos...

Kittelmann era considerado um dos pioneiros no montanhismo gaúcho, tendo iniciado suas conquistas na década de 1950.



Edgar Kittelman era um dos precursores do montanhismo no Rio Grande do Sul. Poliatleta, seu Edgar venceu problemas na infância, como poliomielite e paralisia infantil, se destacando em várias atividades esportivas, como: natação, ciclismo e canoagem.

Entretanto nada na vida de Edgar marcou tanto quanto sua atuação no montanhismo. No ano de 1950, Kittelmann e Sérgio Machado, então presidente do Clube Excursionista Farroupilha, decidiram alcançar o topo do Pico dos Gravatás, localizado no conjunto de morros de Itacolomi.

Na época, não existiam equipamentos de escalada no Brasil, muito menos informações técnicas de como usá-los. Foram dois anos de pesquisa e preparação até que, com auxilio do professor Giuseppe Gâmbaro, que tinha experiência em esqui, adquirida na Itália, que a equipe de Edgar conseguiu conquistar a primeira via de escalada no Estado, a via Sul do Gravatas, um grau elevado para a época: 5º.
Esta pequena escalada representou um grande marco e o começo de uma história muito maior, tanto para Edgar, que foi mais tarde considerado patrono do montanhismo gaúcho, quanto para o Rio Grande do Sul, que é terra de grandes escaladores que fizeram história no montanhismo brasileiro.

De todas as dificuldades, a falta de equipamentos nunca foi um problema para o Sr. Edgar,pois ele os fabricava. “Ele é (sic) teimoso feito um carneiro montês. Melhor sair da frente quando ele disser que vai escalar uma montanha ou descer um rio de corredeira. Se não tiver equipamento? Não tem problema. Ele mesmo constrói minuciosamente” Disse Orlei Jr. na ocasião do 72 aniversário de Kittelmann em 2005.

Teimoso, Kittelmann continuou indo para a montanha até a década de 2000, quando seus problemas, aliados à idade, foi tornando complicadas suas aventuras.

Fonte: Portal Inema e Escaladas no Sul

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA!!!

Edgar Kittelman, pioneiro do montanhismo no Rio Grande do Sul, completa 72 anos no dia 06 de janeiro de 2005. Confira a matéria feita com ele quando esteve visitando o INEMA em 2003.

A história do montanhismo riograndense começou há aproximadamente meio século. Edgar Kittelman, ou seu Edgar como é chamado pelos amigos, teve um dos papéis principais no cenário gaúcho dessa modalidade.

Esse jovem senhor de 70 anos, nascido em Cruz Alta, com um ano e meio mudou-se com a família para Porto Alegre. Foi nessa época que teve os primeiros sintomas da poliomielite.


Na juventude, entretanto, a dificuldade da paralisia infantil foi superada. Seu Edgar driblou as limitações físicas e praticou muitas atividades esportivas, como: natação, caminhada e ciclismo.

"Eu trabalhava com meu tio como pintor em residências finas e namorava as empregadas domésticas dessas casas, que geralmente vinham do interior. Eu sempre fazia questão de conhecer os pais das moças, pois aí arranjava um motivo para viajar de bicicleta. Foi em uma dessas minhas viagens que uma mulher me disse que o seu sobrinho, Sérgio Prates Machado, tinha um clube de excursões. Fui então apresentado ao pessoal do Clube de Excursões Farroupilha", lembra seu Edgar.

Naquele tempo, com mais ou menos 20 anos, o aventureiro acompanhou os já amigos do Clube Farroupilha até o Pico do Itacolomi – uma das feições rochosas mais características do Rio Grande do Sul, cuja fisionomia lembra dois pilares isolados – onde acampariam. Seu Edgar não imaginava que neste momento começava, quase que por acaso, sua trajetória como montanhista.

"Fomos para o Itacolomi no sábado... Fiquei no acampamento entretendo as meninas, tocando gaita de boca. O Sérgio, o irmão dele e mais dois primos se sumiram, ficaram o dia fora, e à noite quando chegaram, eu ouvi uns comentários que tinham que fazer uma escada maior e que teriam que voltar no outro dia... Perguntei então, o que estavam fazendo e planejando. Descobri que eles estavam se preparando para fazer a subida ao pico vizinho, o Pico dos Corvos, que pegou esse nome porque tinha muitas prateleiras, onde os corvos faziam seus ninhos", conta.

No dia seguinte, seu Edgar ficou curioso e resolveu ir junto. "Na Pedra do Covarde fizeram uma escada... Um dos rapazes estava no último degrau, tentado continuar e o Sérgio embaixo fazia a segurança... Neste momento, ele disse para o Roberto deixar a tentativa para outra vez, que daí fariam uma escada maior. Mandou ele pegar a bandeira do clube e fincar no local que deixaríamos para retornar depois... E eu disse que poderia fazer aquilo, já que estava acostumado a trabalhar com escadas de 11 metros. Então, fui até o último degrau, olhei para cima, mas a passagem era impossibilitada pelos gravatás (espécie de planta espinhosa), pela direita também não tinha chance de ir, e à esquerda então eu vi uma plataformazinha. Coloquei o pé ali e com um impulso consegui ficar em pé na pequena plataforma, que era a parte mais difícil da subida. Lá em cima havia um arbusto que dava para amarrar a corda, e foi o que fiz. Logo, todo mundo subiu. Foi emocionante", recorda o pioneiro do montanhismo.
Entretanto, não foi nessa primeira escalada que seu Edgar se apaixonou realmente pelas subidas de montanhas. "Fizemos a parte sul do Itacolomi... e depois eles queriam fazer o lado norte. E eu sempre ficava no acampamento, tocando gaita. Não estava nem aí para a escalada deles...", afirma.

A história do montanhismo no Rio Grande do Sul continua no Itacolomi...

"Era um dia de inverno e um deles gritou para eu ir lá em cima dar uma mão para segurar a corda. O rapaz que a segurava estava com muito frio e queria descer para o acampamento, já o outro que batia os grampos estava cansado de ficar pendurado, pois naquele tempo não existia cadeirinha, a gente se pendurava nas cordas mesmo. Então, ele desceu e me deu segurança para subir. Fui até um ponto e aconteceu mais ou menos como na primeira vez: para cima não dava, na direita havia um precipício, na esquerda tinha uma fenda onde pude colocar a ponta da bota e outra onde coloquei as mãos. Arriscando, sem grampo, sem nada, fiz a travessia de uns sete metros... Depois havia uma canaleta, comecei a limpá-la e consegui subir, praticamente já estava no topo de novo... Nesse meio tempo, o restante do pessoal fez a subida pelo outro lado. A namorada do Elói, um dos rapazes que estava a uns 20 metros de distância segurando a corda, pensou que ele estivesse puxando a cordada e correu pra recebê-lo, gritando - ‘Elói, meu herói! Conseguiste!’-, e eu pensei - ‘É brincadeira, eu faço as coisas e os outros recebem os elogios!’- A partir daí, decidi começar a me dedicar ao esporte", lembra entusiasmado.













Seu Edgar conta que naquela época, tudo era muito diferente. Os equipamentos eram arcaicos e não ofereciam segurança alguma. Os alpinistas na década de 50 eram chamados de loucos, e Edgar Kittelman também não escapou do comentário.

Já tentando conquistar o pico pela parede oeste, o montanhista começou a fabricar seus próprios materiais de escalada. "A parte oeste começou a ficar uma subida mais técnica... Eu descobri um grupo de escoteiros que mandou vir da Alemanha um livro, e por ele fui aprendendo como se amarra as cordas, os tipos de nós, os modelos de grampos... Cheguei a montar uma ferraria em casa, porque os ferreiros só sabiam fazer ferradura de cavalo, não acertavam o formato e cobravam muito caro... Eu mesmo comecei a fazer meus grampos, e fiz muitos... Aí já modifiquei o formato do martelo e os pinos já ficaram menores, comecei a fabricar mosquetão de cano de luz, mosquetão com rosca, tudo adivinhando das revistas que eu conseguia da Alemanha, onde tinha fotografias dos acessórios. Fui inventando e fazendo esse material sozinho, e alguma coisa ainda tenho em casa", comenta.

Atualmente, seu Edgar, mesmo com dificuldade de caminhar por causa das seqüelas da poliomielite, acompanhada de um joelho machucado após uma queda de bicicleta há alguns anos, dedica-se à canoagem, fabricando seus próprios caiaques em estilo bem artesanal.

O montanhista tem consciêcia do que representa para os jovens. "Sou um exemplo para a gurizada, pois tendo dificuldade em me locomover, nunca deixei de praticar esportes", finaliza.

Certamente o senhor é uma referência, seu Edgar. Seu nome é sinônimo de força e determinação!

DESCANSE EM PAZ, E TENHA CERTEZA ONDE QUER QUE O SENHOR ESTEJA QUE NOS DEIXOU UM GRANDE LEGADO JUNTO AO MONTANHISMO BRASILEIRO, E QUE SUA PASSAGEM POR ESTE MUNDO NÃO FOI EM VÃO!!!
ATT. GRUPO CEMAR

FONTE: inema.com