sexta-feira, 28 de maio de 2010

ESCALADAS A BEIRA MAR

Viver nesse lugar é uma coisa muito boa, especialmente quando se tem pedras para escalar e ir a praia logo em seguida... Contamos com poucas vias de escalada por aqui, estamos em processo de abertura de mais algumas e boulders. Mas as poucas vias que temos nos proporcionam grande prazer ao escalar.


Por esses dias demos início em mais uma empreitada para abrir duas vias de escaladas numa ilha daqui de Angra. Atividade de trabalho árduo, porem prazeroso, quando se esta acompanhado de amigos e em um lugar repleto de belezas naturais para se admirar.

O mais gratificante, depois de uma empreitada dessas ou de uma simples escalada numa parede, falésia ou boulder na beira da praia, é logo em seguida dar um mergulho no mar, depois ir comer uns peixes frescos e algumas comidas típicas da região que foram deixadas de herança pelos antigos caiçaras. Povo no qual a cultura esta quase extinta por aqui. Felizmente ainda conseguimos encontrar alguns poucos remanescentes em alguns lugares da Ilha Grande e em outras ilhas.

Essa cultura e outras de modo vida simples foram meio que extintas devido a especulação imobiliária, industrialização da pesca, troca dos modos de vida mais simples por facilidades e conforto ilusórios da sociedade atual, criação de “Parques, APAS e Unidades de Conservação” sem o menor estudo sobre o local e quem vive ou vivia no lugar antes dessas demarcações, leis e decretos que proíbem a pesca, a agricultura e o turismo em alguns lugares, atividades das quais os caiçaras viviam. O negócio foi feito de tal maneira, parece que pegaram um mapa da região e saíram rabiscando as áreas de proteção.

Termino com um agradecimento aos amigos do CEMAR e aos caiçaras que sempre nos recebem com muita alegria e cheios de histórias para contar...

Grande abraço e boas escaladas...

Diego M. Santos


A TurisAngra (Fundação de Turismo de Angra dos Reis), criou um site, para divulgar os atrativos de nossa cidade, atrativos em geral, que vai desde de esporte a hoteis, bares e etc...
e com grande satisfação, postarei aqui o link para a pagina principal do site: www.turisangra.com.br e este e o link direto da pagina onde contém
as informações sobre o CEMAR:
CEMAR-Clube de Escalada e Montanhismo
.

terça-feira, 25 de maio de 2010

O Psicobloc de Arraial do Cabo foi destaque no Esporte Espetacular desse domingo 23/05/2010. para conhecer um pouco mais do local e da modalidade, leia uma postagem mais antiga aqui no blog mesmo... PSICOBLOC EM ARRAIAL DO CABO ... video abaixo:


www.globo.com/esporteespetacular

boas escaladas a todos...
KK


sábado, 22 de maio de 2010


Copa do Mundo de Boulder, etapa de Viena será transmitida ao
vivo pelo IFSC (International Federation of Sport Climbing)
(link para o site - abaixo)

www.ifsc-climbing.org

terça-feira, 11 de maio de 2010

III Ciclo de Palestras sobre Atividades em Montanha...

III Ciclo de Palestras sobre Atividades em Montanha

No dia 15 de maio de 2010 se dará a Abertura Oficial da Temporada de Montanha no Pico dos Marins e região com atividades esportivas, culturais e de turismo em montanha.

O evento em sua terceira edição acontecerá na Serra da Mantiqueira no Acampamento Base Marins em Piquete – SP.

O foco das atividades são princípios de comportamento e segurança nas diversas atividades que podem ser desenvolvidas ao longo de toda Temporada de Montanha (outono e inverno).

Os palestrantes são referências em suas áreas de atuação e irão ocupar boa parte de suas falas com importantes informações e exemplos de como os visitantes podem e devem atuar pela defesa e conservação do meio ambiente, além de programas vitoriosos e implementados em parques e outras unidades de conservação ambiental.

PROGRAMAÇÃO:

- EXPOSIÇÃO DE FOTOS - Pico dos Marins

Gerson Santos, Fotógrafo de Aranha a Montanha, exporá 22 fotos coloridas no tamanho 20 x 30 mostrando as características e belezas cênicas da sua montanha favorita.

- PALESTRAS

14:00 - PLANEJAMENTO E MANEJO DE TRILHAS - O CASO DO PICO DOS MARINS

Milton Gouvêa Franco - Acampamento Base Marins / Big Mountain Promoções e Eventos

15:00 - CicloMANTIQUEIRA - Montanhismo sobre rodas

Guilherme Cavallari - Especialista em aventura, autor de manuais de trekking & mountain bike e editor de livros relacionados com esportes de aventura pela Kalapalo.

É o maior circuito de mountain bike do Brasil com 30 trilhas, em mais de 1.100 Km, conectando toda a serra da Mantiqueira.

O cicloMANTIQUEIRA traz altimetrias, mapas geo-referenciados, planilhas de navegação e dicas sobre como contatos locais, cachoeiras, pousadas e restaurantes, com tudo de bom que a Mantiqueira tem.

16:00 - ATIVIDADES DE ECOTURISMO NA APA DA MANTIQUEIRA

Clarismundo Nascimento Gerente da APA - Área de Preservação Ambiental da Mantiqueira

17:00 - PLANALTO DO ITATIAIA - Região das Agulhas Negras

Helton Perillo Ferreira Leite - Engenheiro Agrônomo, Montanhista, Ex-alpinista

Seu livro apresenta a geologia, a flora, a fauna, o clima e a preservação do Planalto do Itatiaia/RJ.

18:00 - EXIBIÇÃO DE FILMES

- Expedição ao Cerro Bonete de Renata Falzoni

- Karma de Elizeu Frechou

No domingo dia 16 haverá subida ao Pico dos Marins com acompanhamento de guias e monitores ambientais, saindo da BASE MARINS às 7:00 hs (Custo R$ 25,00 por pessoa).

Piquete tem fácil acesso pelo Km 51 da Via Dutra.


Promoção & Realização

Acampamento BASE MARINS - www.basemarins.multiply.com / Big Mountain - Promoções & Eventos

Apoio:

APA MANTIQUEIRA

FEMESP - Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo - www.femesp.org

CBME - Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada - www.cbme.org.br

CIRCUITO TURÍSTICO MANTIQUEIRA


Colaboração:

IRC - Idelmo Reis Consultoria

MAX POINT BRASIL

MARINZEIRO - www.marinzeiro.com

domingo, 2 de maio de 2010

Psicobloc em Arraial do Cabo...

Felipe Dallorto e Flávia dos Anjos encontram em alto mar, a modalidade que se tornou famosa na Espanha e Tailândia, mostrando o potencial brasileiro ainda pouco explorado

Por Emanuelle Oliveira

Foi preciso toda uma logística para chegar ao lugar certo e inaugurar cinco vias em rochas verticais e negativas onde a única saída é caindo no mar. Foi isso que os cariocas Felipe Dallorto e Flavia dos Anjos fizeram desde a última quarta-feira, (21/04), na Ilha do Farol, em Arraial do Cabo, um pedaço do paraíso em plena Costa do Sol, na região fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Águas azuis e rochas brancas formaram um cenário paradisíaco que combinado ao psicobloc, tornou-se uma aventura inesquecível.

A modalidade, que requer alto nível técnico em escalada, preparo físico eficiente, forças nos dedos e controle da adrenalina para encarar paredões com mais de 10 metros de altura, onde a única saída é uma queda livre em alto mar, está sendo explorada pelos escaladores, que voltaram eufóricos com o novo local. 'Há inúmeras possibilidades de psicobloc, e, a sensação, o lugar, nos remetiam, o tempo todo, as imagens que temos de Mallorca, na Espanha. Mar azul, águas cristalinas, paredes negativas, pôr-do-sol exuberante e vários golfinhos', descreve extasiado Felipe.

'A Ilha do Farol, sem dúvida alguma, é um paraíso para se praticar psicoblocs e tem tudo para ser referência na modalidade no país', afirma Flavia dos Anjos, que ao lado de Felipe conquistaram cinco vias, colocando a região como endereço certo para a pratica. 'Foram apenas 5 linhas, mas vimos muitas paredes. Nos faltou tempo, pois o lugar é surpreendente', continua a escaladora, que ficou hóspede na cidade durante quatro dias. Todavia, a expedição ficou longe de ser um mar de rosas. Nas três saídas, o barco quebrou, e por pouco, a aventura não foi por água abaixo.

'O barco que alugamos quebrou duas vezes e tivemos que ser rebocados. Depois disso, achávamos que não ia rolar nada e passamos a ficar frustrados', recorda Flavia. 'Nós vimos as paredes, sabíamos que tinha alguma coisa na ilha', disse angustiada com a situação. 'Não foi moleza não, passamos alguns perrengues, ficamos à deriva no mar e não conseguimos escalar. Começamos a pensar que essa trip não seria uma boa', acrescenta Felipe. Porém, no segundo dia, tudo se fez novo.

'Acordamos com a promessa de que o barco seria consertado, e às 11 horas, já estávamos embarcados e zarpando. Mas a zica apareceu de novo e desta vez, nem conseguimos sair da enseada. Ficamos com o coração na mão achando que o mar estava contra nós, mas, de repente, surgiu um anjo e seu barco 'Estrela de Davi' no meio do oceano que rebocou a gente e acabamos negociando com ele na mesma hora. Trocamos de barco e fomos atrás dos psicoblocs', conta Dallorto com ar de alívio.

Conquistas

Ao chegarem no destino, o esforço e a perseverança foram recompensados. 'Quando avistamos, ficamos embasbacados, pois existem milhares de possibilidades de psicobloc. Ficamos até perdidos para escolher em qual parede entrar primeiro', diz Felipe. A primeira investida aconteceu no setor da Fenda de Nossa Senhora. 'É uma parede vertical, levemente negativa, e foi ali que surgiu a primeira via que batizamos 'Eu acredito em milagres', belo nome após tantos perrengues', conta.

Outras quatro vias de psicobloc apareceram na primeira expedição em alto mar. 'Após a Fenda de Nossa Senhora fomos para o setor do Buraco do Meteorito. Uma parede bem negativa com agarras sólidas onde pudemos homenagear nosso salvador conquistando a via 'Estrela de Davi'', diz Flavia dos Anjos. 'A empolgação era grande, pois já estávamos praticando psicobloc, ou melhor, conquistando o desconhecido. Mar azul, águas cristalinas e belezas exuberantes alimentavam nossos olhos e almas. Seria aqui a Mallorca brasileira?', delira Felipe.

'Estávamos praticamente cercados por paredes, era difícil escolher qual seria o próximo setor. Mas a resposta chegou fácil quando encontramos uma das paredes mais bonitas do dia. No setor da Gruta do Coelho, abençoados por um pôr-do-sol lindo, conquistamos a via Perfume da Gaivota'. Com os braços cansados, outras opções foram aparecendo e a necessidade de encontrar forças para continuar foi decisiva.

'Voltamos em direção ao Boqueirão, com desejo de ir para a pousada, mas no caminho não resistimos após ver uma miragem. Uma fenda alucinante bem vertical, em oposição, em laca, nos chamou atenção. Era o filé do dia, sem móveis, cordas, baudriers, estávamos lá, solando aquela bela fenda de 20m. Nome da via ficou Cavalo Marinho por causa de suas curvas. Chamamos de Setor da Fendas que fica logo após o Buraco do Meteorito', descreve Flavia.

Mas, a cada contorno na ilha, novas possibilidades foram aparecendo. 'Os braços estavam bombados, lesionados e o corpo cansado, só que tivemos que ganhar energia novamente. No setor que fica na enseada após a Gruta Azul encontramos uma parede negativa, de agarras abauladas que nos chamava. Sem dúvida nenhuma, foi a via mais difícil do dia. Uma bela linha, em parede com muitas possibilidades, encerrou as conquistas com a via Canoa Quebrada'.

Após tanto trabalho, Felipe Dallorto e Flavia dos Anjos foram contagiados com uma cena digna do paraíso. 'Depois de algumas lutas, fomos abençoados não só pela possibilidade de conquistar várias vias. Na volta, fomos recebidos por uma orquestra da natureza, com mais de trinta golfinhos que cercavam nosso barco assoviando seus sons magníficos encerrando o dia', comemoram.

Oportunidades

Felipe Dallorto, escalador com mais de 11 anos de atividades em montanhas no Rio de Janeiro, em especial, em Jacarepaguá, onde inaugurou há dois meses um centro de escalada indoor, ao lado de Flavia dos Anjos, está se dedicando a modalidade psicobloc. 'É como entrar em um mundo desconhecido. É uma escalada pura, sem cordas, sem equipamentos. Nela, você nunca sabe o que vai encontrar pela frente, está sempre entrando 'on sight', ou seja 'à vista'', explica Felipe, pioneiro no país.

A primeira vez que ele teve oportunidade de escalar sem cordas foi no quintal de casa, no Parque Estadual da Pedra Branca, mas precisamente no setor da Pedra Hime, em Jacarepaguá. Mas Felipe e Flavia queriam mais. Graças ao patrocínio da Nicoboco, empresa nacional conceituada no mercado de surfwear, street e sport wear, que fechou contrato de patrocínio com a dupla recentemente, o desejo de conquistar ilhas para a pratica do psicobloc só aumentou.

'Ficamos muito felizes com a aceitação da Nicoboco em investir na escalada. E por isso, estamos nos dedicando para sempre associá-los a trabalhos positivos e inovadores no esporte. Expedições em ilhas em busca das paredes que possam proporcionar o pisicobloc, acreditamos que têm tudo a ver com a marca que vem do surf', conta Flavia, competidora e atleta há nove anos.

Arraial

Antes de colocarem o pé na estrada, Felipe e Flavia estudaram as possibilidades de encontrarem as condições ideais. A primeira saída do casal ocorreu no último dia 18. O destino foi o arquipélago de Cagarras, ilhas que ficam em frente às praias de Ipanema e Leblon, sendo avistadas também em outros lugares da orla carioca. 'Fomos até o filhote da Ilha Redonda a procura de psicoblocs, mas, infelizmente, não rolou, pois as paredes eram muito positivas e acabamos explorando boulders na Ilha Comprida', revela Felipe.

A trip foi composta por Arthur Estevez, Michelle Bouhid, Julio 'Juba' Blander, do programa ActionBrasil.tv e Daniel Virgínio. 'Exploramos quase todas as ilhas existentes, mas não vimos nada onde pudéssemos praticar psicobloc, somente muitas paredes positivas com mar batido e pedras nas bases. Ficamos um pouco desanimados, mas não perdemos o dia, graças ao Arthur que já conhecia um pouco das ilhas e sugeriu que fossemos para a Ilha Comprida. Curtimos blocos alucinantes como o 'Barbas de Sangue' e 7c/8a', diz Flavia.

Com o desejo de praticar o primeiro psicobloc em mar no país, a cidade de Arraial do Cabo virou alvo certo. 'Tudo começou com Cláudio Brisighello, webmaster do Escalada Café, que nos mostrou uma foto do Filhote da Ilha Redonda onde parecia ter um arco para psicobloc. Sem sucesso nas Cagarras, ligamos imediatamente para Flávio Carneiro, do C. E. Limite Vertical, que já havia conquistado vias em móvel na região de Arraial do Cabo. Após vinte minutos de conversa estávamos convencidos que o lugar tinha um grande potencial', conclui Felipe.





FONTE:http: www.altamontanha.com