quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Padrões de Competência para Guias de Montanha Voluntários



Por: Silverio Nery (Presidente da CBME)


A Confederação Brasileira de Montanhismo apresenta, pela primeira vez no Brasil, um padrão nacional para a formação e qualificação dos Guias de Montanha Voluntários.

Considerando a existência de um padrão para Guia de Montanha Voluntário mundialmente aceito e já estabelecido pela UIAA – União Internacional das Associações de Alpinismo – e considerando que a CBME é membro da UIAA, para definição do padrão nacional foi utilizado como base o padrão da UIAA.

Este padrão de competências é de adoção voluntária por parte das Federações e Associações filiadas à CBME.

Os Padrões de Competência para Guias de Montanha Voluntários da CBME foram criados com o objetivo de estabelecer uma referência nacional nesse tópico. Ao difundir o uso destes padrões esperamos contribuir para o aprimoramento da formação dos Guias e Montanhistas voluntários levando a melhorias no conhecimento técnico, à prevenção de acidentes em montanha e elevando o nível de segurança na prática do Montanhismo em nosso país.

O documento em pauta está sendo publicado em caráter de consulta pública nacional. A CBME receberá críticas e sugestões durante os próximos 30 dias e terminado este prazo em 30/11/2010 as críticas e sugestões serão avaliadas, o documento sofrerá os ajustes necessários e será então publicado em sua versão definitiva.

Para enviar sua crítica ou sugestão, clique aqui.

Agradecemos a todos os Montanhistas que contribuíram de forma voluntária na elaboração desse documento. Agradecemos também aqueles que se dispuserem a enviar seus comentários e sugestões em resposta a essa consulta.

PARA MAIS INFOS, VISITE O SITE DA CBME...

Fonte:www.cbme.org.br

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

NOTA DE AGRADESCIMENTO

Salve galera!

O que dizer de uma homenagem como esta? Muito mais que um nome a ser visto ou lembrado, a certeza de que tenho grandes camaradas ao meu lado, pessoas especiais que dividem comigo sonhos e realizações. Fico ainda mais feliz pois sei que alguns de vocês respiram com a mesma paixão que eu quando o assunto é viver nas montanhas.

A via parece que ficou bem bacana, na primeira oportunidade apareço aí para uma repetição. Valeu galera por esta sincera prova de irmandade. Atenção sempre, forte abraço à todos e até a próxima balada!

Márcio Bortolusso