sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Escalada Dedo de Deus...


Salve galera da montanha... Bom como o Meu grande parceiro Diego não teve tempo pra escrever este relato, pois está cheio de trabalho (graças a Deus... rsrsrs) eu vou ver se consigo passar um pouco desta grande aventura pra vocês... rsrsrs...

A aventura começa com um telefonema do grande amigo Marcio Bortolusso, convidando para escalar o Dedo de Deus, na Serra dos Órgãos em Teresópolis, sendo que meu casamento seria na semana seguinte, e ele disse que seria minha despedida de solteiro, e que eu tinha que ir, pois sempre furava com ele. Ainda ao telefone, veio a melhor noticia... rsrsrs... O grupo sairia em dois carros de São Paulo destino Teresópolis-RJ pela via Dutra, ou seja... Nem em sonho passando em Angra.


Tudo combinado, saímos de Angra pra Volta Redonda então, para encontrarmos com eles lá em algum posto as margens da via Dutra. Chegando lá, em um posto de combustível, ligamos para avisar que já estávamos lá a espera, isso deveria ser por volta das 19:00h, então o pessoal que vinha de São Paulo nos avisou que haviam acabado de sair de lá, por volta das 18:00h... Então fomos para a casa de um amigo que mora em Volta Redonda para esperar, pois demoraria muito até que eles passassem por lá, estimamos encontra-los por volta das 23:00h em diante, para prosseguirmos viajem...

As 23:00h saímos de casa para aguarda-los no posto novamente, quando ligamos novamente para o Marcio, descobrimos que eles já haviam passado por Volta Redonda, graças ao Pescadinho que nos levou em seu carro, conseguimos alcança-los ainda a tempo, não precisando que eles voltassem para nos buscar. Encostamos no acostamento da pista e passamos para o outro carro ali mesmo, no acostamento da Via Dutra.
Já em outro carro, demos seguimento a mais uns minutos na estrada e logo paramos em um posto de combustível, para que pudéssemos ir ao banheiro, comer e o principal eu e o Diego sermos apresentado ao resto do pessoal que estava vindo pra escalar o Dedo de Deus também. Cumprida toda esta metáfora, seguimos viajem novamente, agora destino ao Rio de Janeiro isso já era meia noite e pouca... Estávamos estimando chegar por volta das 00,00h em Teresópolis, dormir e sair as 5:30h pra escalar o dedo.

Chegamos em Teresópolis as 03:30 da madrugada...parecia uma cidade fantasma...fomos arruma um lugar pra dormir um pouco, pois o pessoal dirigiu direto de São Paulo a Teresópolis RJ, arrumamos um camping, e tentamos descansar um pouco, pois já era por volta das 04:00h da madruga...conversei com o Diego, pois ele era meu dupla, se montaríamos a barraca, então como o dia já estava prestes a clarear e teríamos que sair cedo pra escalar, decidimos então dormir ao relento, igual a mendigo...rsrsrsr , forramos o isolante térmico no chão, entramos nos sacos de dormir e logo pegamos no sono... Aquele conhecido de muitos montanhistas...o famoso dorme e acorda...rsrsrs... Seco pra colocar logo as mãos na rocha.

Por volta das 06:00h da manhã, logo nos levantamos e ainda no escuro saímos do camping...pelo que me lembro o cara do camping nem cobrou...pelas pouquíssimas horas que ficamos por lá, só pra descansar nossos esqueletos...mesmo assim demos acho que R$20,00 pro cara que tomava conta do local...chegamos no centro de Teresópolis, tomamos café em uma padaria que mau tinha aberto as portas, separamos o oque íamos levar, guardamos o carro em um estacionamento e pegamos um taxi até o local onde se inicia a trilha para o Dedo de Deus, isso era umas 07:30h mais ou menos.


Horas depois chegamos ao trecho onde começam os cabos de aço, trecho perigoso para montanhistas inexperientes, onde o acesso a montanha fica um pouco mais difícil, precisando de equipamentos para atividades verticais. A escalada e relativamente tranquila, desde que esteja preparado, técnica e psicologicamente. Demos inicio a escalada, dia lindo, umas 09:30h da manhã, sábado 11 10 2010, estava tudo perfeito, a grande maioria do grupo de oito pessoas eram montanhistas muito experientes, ainda na base conhecemos um rapaz muito humilde e gente finíssima, na qual agora enquanto escrevo já não me lembro o nome dele...porém ele estava indo fazer a face leste em “solo”( modalidade na qual o escalador sobe só de sapatilha e saco de magnésio) ...É isso mesmo, sem corda!!rsrsrsrs, então demos preferencia a ele para subir primeiro, pois não queríamos atrasar o amigo. Então subiu a primeira cordada de quatro escaladores em duas cordas de 60m, uns 30minutos depois começamos a subir nossa corda de também de quatro pessoas, o Marcio muito feliz de estar ali, naquele local magnifico, com bons amigos e na companhia de sua esposa Fernanda, teve o privilégio de guiar esta belíssima escalada na qual eu serei eternamente grato de ter participado, pois tenho certeza que mesmo que voltemos ao Dedo de deus amanhã a escalada não seria tão perfeita quanto foi essa... lá pelas 13:30, paramos a escalada, pois o tal rapaz que deixamos passar pois solaria a via, já estava voltando, desescalando em solo... tranquilão...rsrsrs... Passou por nós conversando, se despediu e continuou a descida, enquanto retomávamos a escalada.

ATENÇÃO: A ESCALADA EM SOLO, E UMA COISA MUITO PESSOAL DE CADA ESCALADOR, DEVENDO O MESMO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO OS RISCOS, POIS MESMO COM CORDA DE SEGURANÇA, O RISCO DE MORTE E PERMANENTE. SOLO NA MINHA OPNIÃO E MUITO BONITO, QUANDO O ESCALADOR SABE OQUE ESTA FAZENDO... NÃO ESTOU AQUI ESTIMULANDO NINGUEM A PRATICALO, POIS VOLTO A DISER QUE E UMA COISA PESSOAL, DE CADA UM!!!

Já por volta das 16:00h chegamos no famoso lance da variante Maria Cebola, que na minha opinião e o lance mais bonito da escalada, nem preciso falar muito dessa parte, pois a foto diz tudo.

link para o croqui original : http://www.carioca.org.br

Logo caiu a tarde e o frio bateu, estávamos preparados para ele, ainda bem... Logo chegamos a uma gruta onde nos reunimos todos, e a enquete da galera era dormimos aqui ou descemos a noite mesmo... Optamos por pernoitar lá nas alturas e descer no dia seguinte de pois de ter aproveitado o máximo do cume do Dedo de deus...Descansamos ali mesmo naquela gruta, pois se falar que dormimos estou mentindo...rsrsrsr ...

























Mau o sol brotava no horizonte, e lá estávamos nó de pé e de volta a escalada, agora a uns 30m do cume... Após se estreitar pela ultima das muitas fendas e chaminés desta incrível escalada, cheguei a escada, que da acesso ao cume, onde a esta altura já estavam todos, e só faltavam eu e o Diego, subimos a escada e enfim...CUUUMEEEEEE!!! Estávamos no topo do Dedo de Deus... Sem palavras!!!

Agradeço muito a Deus pela minha vida, e pela de meus amigos e agradeço muito a cada um que participou desta belíssima escalada, principalmente ao Márcio Bortolusso e sua esposa Fernanda e ao meu grande amigo Diego, companheiro de muitas aventuras por mais esta juntos... Valeu mesmo. Agradeço também a amizade dos novos amigos: Marcelo, Nei, Mauricio e o Huy Lang (acho que é assim que se escreve...rsrsr) .Galera valeu mesmo.


Descemos do cume para o platô a baixo e descemos para o rapel na Teixeira outra via, na face oposta a que escalamos, como o local sempre promete e cumpre, descida linda também... com um rape no vazio e um belíssimo visual. Pegamos a trilha e chegamos no restaurante 12:00h... depois de devorarmos tudo que tínhamos direito, pegamos a estrada de volta pra casa, passando no rio para que eu e o Diego pudéssemos pegar o ônibus pra Angra e eles seguirem pra são Paulo. E foi isso galera, espero ter passado um pouco do que foi esta atividade que fechou com chave de ouro a temporada de montanhismo desse ano de 2010, até um próximo.










CLICK AQUI PARA VÊR AS FOTOS

Att. Carlos H. “cacá”

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PLATÔ [HD] from Ricardo Cosme on Vimeo.

Selecionado pela 10ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha filmesdemontanha.com.br

Platô da Lagoa é uma polêmica falésia carioca que sediou um dos primeiros campeonatos de escalada esportiva do Brasil. Explorada intensamente na década de 90, a sua localização e acesso são incomparáveis.

Angelo Gomes
André Ilha
André Neves
Marcelo Braga
Raquel Guilhon
Ricardo Mattienso
Thiago Antonelli

Essa produção está inserida no projeto FALESIASdoRio falesiasdorio.com.br , que é patrocinado por Deuter, Princeton Tec e Lorpen, e, apoiado por EscaladaCafe.com.br e Edelweiss.