sexta-feira, 24 de agosto de 2012

TRAVESSIA NA SERRA DA BOCAINA

DE BANANAL (SP) PARA ANGRA DOS REIS (RJ) - (pela trilha do Pico do Frade) 

SEXTA-FEIRA 20/07/2012

Tarde de 20 de julho 2012, estamos Diego e eu no ponto de encontro aguardando os outros dois membros da equipe que tentaria a travessia, Bananal (SP) X Frade/Angra dos Reis (RJ), por volta de 14:30h saímos de Angra com destino a Bananal em um veiculo fretado, com a ideia de chegar a pousada brejal, no alto da serra da bocaina.
Nas semanas anteriores que seria a semana de nossa caminhada, havia chovido bastante e assim que tivemos a oportunidade de um fim de semana de tempo bom, como já estávamos com as mochilas prontas a semanas não perdemos tempo e saímos com destino a essa travessia que já tínhamos idealizado a algum tempo em algumas subidas que fizemos ao “pico do frade”.

Chegamos a cidade de Bananal por volta de 16:40h e como não conhecia, achei que chegaríamos fácil ao local onde achamos que seria possível ir de carro. Saímos da cidade de Bananal com destino a serra da Bocaina, algumas horas depois, por volta de 18:00 chegamos no ponto final do ônibus que sai de Bananal com destino a serra da Bocaina, o qual sobe uma ou duas vezes ao dia ao alto da Bocaina. E com as chuvas das semanas anteriores a caminhada e o constante trafegam de caminhões, tratores e ônibus da madeireira que funciona lá em cima, a estrada, após o ponto final do ônibus estava em condições precárias, com muita lama, forçando nosso veiculo a nos deixar logo após o ponto final do ônibus e dali, por volta das 18:30h começamos realmente nossa aventura.

 

Descemos do carro em meio a um pouco de lama e atoleiro, colocamos as mochilas no canto da estrada, separamos alguns equipos como headlamp e anorak’s, checamos os mapas que tínhamos inclusive o croqui do Augusto (dizem que é, e realmente é o melhor informativo pra quem quer fazer a caminhada do Bananal pro pico do Frade). Levamos também um  Gps Garmin Map60csx , pois nunca havíamos ido para o pico por Bananal.
Para nossa felicidade ficar completa, do ponto onde descemos do carro até o ponto onde pretendíamos acampar tinha cerca de 12km estrada acima cheia de lama, com pouquíssimos trechos secos no primeiro quilometro de caminhada nossas botas já estavam pesando uns 10kg de lama que grudava nas solas..rsrsrs.... Animados pela energia da caminhada e pela belíssima noite de céu estrelado que fazia após algumas horas de caminhada chegamos na pousada brejal e conhecemos o senhor Carlinhos (que nos recebeu super bem!) e aproveitamos pra nos abastecer de água e infos da trilha. Andamos por mais umas horas e por volta de umas 21:00h chegamos as margens do rio Bonito onde acampamos e passamos nossa primeira noite.
 

SABADO 21/07/2012

Rio Bonito x Pico do Frade:  Acordamos por volta de 6:30h muito frio que nem dava vontade de sair de dentro do saco de dormir, mais saímos pois como nos relatos que lemos o tempo da trilha seria de 4:30h á 5:00h e estávamos cheios de planos de chegar no cume por volta das 14:00h e aproveitar o resto do dia lá em cima. Tomamos nosso café da manhã e desmontamos acampamento fizemos uma rápida inspeção em tudo e pegamos a trilha por volta das 8:10h atravessamos o rio bonito e logo após a primeira hora de caminhada avistamos o Pico ou Pedra do Frade ao fundo, vista por trás.


Dai pra frente à trilha estava lama e brejo puro não sabíamos se atolávamos ou caminhávamos passamos umas duas horas caminhando por terrenos alagados ai chegamos ao segundo descampado, onde se tem uma vista melhor do pico, não sei se o terreno lá é sempre assim, mais estava um brejo só, atravessamos e chegamos à trilha novamente.


Caminhamos por mais uma hora até fazermos nossa primeira parada, pra nossa surpresa já eram 11:40h e ficamos nos perguntando será que já estamos chegando? Rsrsrs...12:10h retomamos a caminhada e algumas horas depois começaram os morros ( sobe e desce), com muitas arvores caídas devido aos ventos mais assim que achamos que iria melhorar ficou ainda melhor, rsrsrs... um trecho que caminha pela crista da montanha e consegue avistar um penhasco a direita, trecho de uns 50mt de trilha aproximadamente estava tomado por um cipó parecido com o bambu mirim (aqueles que se usa pra fazer varas de pesca!), só que aranhava muito, eu particularmente já ouvi mateiros chamarem essa vegetação de “cipó navalha”. Vencidos esses 50mt de um emaranhado de cipó navalha já estávamos todos aranhados e os arranhões ardiam muito com o suor e coçavam, andamos mais um pouco e pra nossa agradável surpresa, mais cipó navalha e dessa vez tinha o triplo, atravessamos uns 150mt de cipó navalha novamente e depois uma subida bem acentuada a pior de toda caminhada mais bem tranquila o cansaço bateu mais por estarmos com os calçados molhados cheios de arranhões  nos braços, pescoço e rosto e pela trilha de 4:30 a 5:00h que nunca acabava! rsrsrsrs....eram umas 15:20h aproximadamente quando chegamos ao córrego da Gruta do Alemão que fica na parte de trás da mesma, de quem vem pela trilha do frade. Abastecemos nossas águas e agora tínhamos cada um mais 2lt d’água para levar para o cume pois e o último local onde se tem água em abundância pra abastecer.
Agora com 4lts d’água além do peso que já estava na mochila que a essa altura já pesava o dobro sobre nossos ombros exaustos, continuamos subindo passando pela lateral da Gruta do Alemão e chegando a nossa conhecida trilha que da acesso ao pico. Mais 1:30h de subida pesada e chegamos ao platô, onde se tem a vista do Pico do Frade de perfil. 


 
Nem paramos muito, o Arthur e o Diego adiantaram, pois o Arthur deixou a lanterna no fundo da mochila e daria muito trabalho tirar tudo e procurar, então dividimos o grupo e eles tentaram chegar no trecho da escada ainda de dia pra ficar melhor pro Artur poder subir ainda com a luz do dia e eles partiram e em seguida Eduardo e eu saímos do platô (vista do perfil) rumo ao cume, estávamos exaustos e fomos mais devagar. Chegamos no cume com seus 1.560m de altitude exatamente as 18:30h e eles as 18:00h. Montamos acampamento, fizemos o jantar, tiramos umas fotos e fomos descansar, pois a trilha que era pra ser de 5:00h nos consumiu o dia todo!!!rsrsrrsr...


Obs: Me esqueci de mencionar que no cume o celular funciona e aproveitei pra ligar pros amigos e família!!!
   

DOMINGO 22/07/2012
Acordamos 5:30h e fomos fazer umas fotos do nascer do sol Diego e eu, depois lá pelas 6:30 o Eduardo e o Arthur também levantaram, tiramos umas fotos reunidos, tomamos café da manhã e desmontamos acampamento. Saímos do cume por volta das 8:00h.


OBS:  é uma pena que a cada ano que passa tem mais lixo lá no cume... as pessoas não tem noção do que estão fazendo deixando lixo lá em cima e na trilha, a trilha do frade então é a  mais suja com chinelos arrebentados que as pessoas deixam pelo caminho, pacotes de biscoito, sacolas e tudo isso na maioria das vezes jogado próximo ou dentro de cursos d’água e cachoeiras que abastecem as pessoas que moram no próprio bairro do Frade.

Fica a dica – PODE LEVAR, MAS TRAGA SEU LIXO DE VOLTA!!!

Voltando a aventura, descemos as famosa muralha do Frade, uma descida muito íngreme e intensa, por volta de meio dia e pouco encontramos com um grupo de umas 10 a 12 pessoas que estava subindo para a pedra, demos uma rápida parada para nos cumprimentar e logo seguimos descendo e eles subindo. E após 9:00h descendo chegamos ao bairro do Frade aproximadamente 17:00h, almoçamos felizes porém exaustos, suados e fedorentos!!!srrsrs

Bom foi isso que rolou, muito obrigado a todos pela oportunidade de estarmos juntos nessa aventura. Eduardo (Dú), Arthur, Diego (topera)!

 “GRANDE ARTHUR, SEJA BEM VINDO AO GRUPO MEU CAMARADA, QUE ESTA SEJA A PRIMEIRA DE MUITAS AVENTURAS JUNTOS, ABS!!!”


Grande abs e boas escaladas e caminhadas a todos!
  
Att. Carlos Henrique cacá
 (texto e fotos)

(MAPA ILUSTRATIVO DA CAMINHADA) 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012