Este texto narra um pouco de nossa caminhada ao redor da Ilha Grande.
Começo meio sem palavras, pois estou estarrecido com tanta beleza. No mês de fevereiro, em uma das reuniões do CEMAR, foi criado um calendário com as atividades deste ano de 2009. Entre elas, foi lançado como primeiro desafio, a caminhada de volta na Ilha Grande.
Partimos então no dia 17/04 (sexta), por volta das 21:10h, para a cidade de Mangaratiba, onde tem uma ultima barca para a vila do Abraão Ilha Grande, e chegamos lá no estouro da boiada rsrsrss... as 22:00h, e ao som da buzina da barca saindo...foi a maior correria, mais foi muito engraçado. Na vila do Abraão, sem querer descobrimos que um amigo nosso aqui de Angra estava com um restaurante lá, e como três das cinco pessoas que foram aqui de Angra estavam sem almoçar, nem pensamos duas vezes, caímos dentro...rrsrss(um grande abraço ao amigo Ricardo, que já estava fechando seu estabelecimento, e ainda teve a boa intenção de nos servir um belo jantar!!! Recomendo a todos!!!).
De bucho cheio, seguimos para Palmas, onde encontraríamos um grande amigo e integrante do CEMAR, Pedro Aires. Ao chegarmos lá, na madrugada encontramos o Pedro com mais três pessoas. Montamos acampamento no Camping da Praia Grande de Palmas e logo apagamos.No mais, nossa caminhada foi excelente, saímos pela manha de sábado (18/04) fizemos a parte de traz da Ilha toda num único dia, saindo da Praia de Palmas até a Praia do Aventureiro, em um período de mais ou menos 13/14h, sem contar que a trilha de Santo Antônio para a Praia de Caxadaço e complicada e o ideal e ir com um guia experiente, pois até mesmo o sinal do GPS lá e ruim, então o que também ajuda muito e uma carta com bússola, mais o ideal e contratar um guia local. Maiores informações em: www.ilhagrande.org ou entre em contato com o nosso grupo, que forneceremos com maior prazer as infos. Uma pausa grande durante a tarde na Praia do Caxadaço, com direito a uma escaladinha...rs...
Na Praia do Aventureiro ficamos acampados por um dia! Descanso para uns e trabalho para outros...rs... Trocamos algumas proteções velhas, por proteções novas, e de aço inox em um bloco no Costão Demo, perto da Praia do Sul, onde colocamos uma chapeleta e um grampo “P”, ambos em aço inox. Já no Costão do Demo, na parte próximo a Praia do Demo, substituímos o que restou de um grampo por outro grampo “P” zincado, pois não tínhamos mais grampos de aço inox.(O escalador Felipe Mury, foi quem colocou a maioria dessas proteções fixas, e depois de conversar com ele, descobri que ainda tem mais algumas a serem substituídas, naquela área. www.daspredas.blogspot.com). Proteções trocadas, agora é só escalar.
Na manha seguinte, segunda feira (20/04), seguimos caminho mas com vontade de ficar no Aventureiro...rs... Da Praia do Aventureiro a Vila/Praia de Proveta a trilha e bem limpa, só o que mata e a subida, que e muito íngreme! Chegando em Proveta nos deparamos com uma cena que quase não vemos mais hoje em dia, vimos um caiçara/ Badjeco como eles mesmo chamam, fazendo uma canoa artesanalmente, cultura que vem se acabando aos poucos com a especulação imobiliária, o turismo predatório, e a ilusão de que a vida na cidade e melhor.
De Proveta seguimos para Praia de Araçatiba onde paramos para almoçar e repor as energias... Um descanso para fazer a digestão e seguimos para a Praia da Longa, lugar onde encontramos muitas frutas em especial um pé de tangerina que dava água na boca...rs... não resistimos...rs... fomos até a casa e pedimos algumas para a “Dona Nega” (dona da casa)... que gentilmente nos deu várias tangerinas. Agradecemos e seguimos nossa caminhada. Continuamos andando até chegar na Passaterra, lugar onde pernoitamos na varanda da casa da tia de um dos integrantes do grupo. Agradecimentos a “Tia Jane” a e seu filho ”Luizinho” que nos deram abrigo para passar a noite. E que noite...rs... logo que começamos a dormir na varanda, chegou quem estava faltando... depois dos dias de sol e noites estreladíssimas a chuva da o ar da graça. Dormimos assim uns encolhidos, outros meio sentados, para que a chuva não molhasse nossos pés na varanda.
Amanhece e acordamos e ela ainda estava a cair, tomamos um café, arrumamos as coisas e saímos na chuva mesmo, ultimo dia de caminhada, terça feira (21/04) seguimos em direção ao Bananal, de la fomos p/ Saco do Céu, lugar onde a chuva voltou a cair forte. Molhados, alguns assados, outros com imensas bolhas no pé, enfim esse ultimo dia de caminhada na chuva debilitou grande parte do grupo, que logo que chegamos ao Saco do céu, preferiram pegar um barco ate o Abraão. Mas três dos nove integrantes do grupo seguiram caminho e terminaram o trajeto de volta a ilha, saindo do Saco do Céu, seguindo até a Enseada das Estrelas e chegando no Abraão ao final do dia (21/04). Nosso local de partida, onde arrumamos um barco e retornamos ao continente.
No mais, as trilhas da parte da frente da Ilha são bem limpas, e em alguns trechos até bem sinalizadas, pois tem alguns lugares em que arrancaram as placas de sinalização.
Esta e uma aventura, que posso ficar horas aqui escrevendo, mais não dará a mesma idéia a quem lê este texto, do que ver as próprias fotos da caminhada, um grande abraço a todos.
LINK DIRETO PARA AS FOTOS: CLIQUE AQUI!!!
Texto:Cacá / Diego
2 comentários:
olá a todos, gostaria de agradecer a cada um de vcs, pela incrivel caminhada ao redor da Ilha Grande, caminhada esta, repleta de belas paisagens e boas recordações!!!
grande abs a todos!!
KK
Po essa hora e a melhor que tem a comida rsr!!
Parabéns Cemar..
Barra Mansa
Postar um comentário