Talvez não haja nada tão maravilhoso e gratificante, quanto chegar ao cume de uma belíssima montanha, depois de percorrer fantásticas trilhas, atravessar rios, contemplar cachoeiras, fauna e flora impressionantes.
Eduardo e Luisa no final a via Lionel terray na Pedra Bonita.
Ou quem sabe transpor paredões de rocha nua, desafiando-nos a extasiante aventura de vencer, não a montanha (sempre invencível) mas a nós mesmos e nossos medos, aumentando nossos limites e qualidades edificantes.
Não se vence uma montanha (ou a natureza). É ela que nos dá a chance, a oportunidade de nos tornarmos seus amigos, e obtermos sua permissão para alcançarmos nossos objetivos. Por esse e outros motivos recomenda-se aos iniciantes do montanhismo, calma. Um brusco contato com os elementos naturais pode ser frustrante e até mesmo traumatizante.
Respeitar seu próprio corpo e a natureza é essencial. É comprovado que, como todo esporte, o montanhismo exige preparo físico e mental.
Para uma melhor adaptação, começar com caminhadas leves aumentando gradativamente para as de maior dificuldade. Da mesma forma, a escalada em rocha exige uma gradativa evolução. O ideal é começar com um curso básico de escalada, depois dependerá do praticante a evolução.
Contudo, um montanhista completo, merecedor de admiração, é aquele que pratica escalada e caminhada de forma consciente, respeitando a flora, fauna e população local, causando o mínimo (ou o ideal, nenhum) impacto ambiental e auxiliando os inexperientes ou desinformados visitantes.
Na caminhada procurar não estressar músculos ou sobrecarregar pulmões e coração. Cuidado por onde andar ou segurar, evitando animais peçonhentos, espinhos, buracos e fendas.
Na escalada não sobrecarregar tendões (evitando lesões), conferir equipamentos e ancoragens a todo momento para evitar acidentes. Em paredes longas não descuidar de ingerir água e proteger-se com protetor solar, evitando a insolação, desidratação e queimaduras. Utilizar sempre o equipamento completo de segurança (sem improvisações) inclusive capacete. É a sua vida e de seu companheiro que está em risco!!!
Seja responsável! Cuide de sua vida e dos outros, desfrutando de ótimas escaladas e caminhadas deste esporte alucinante.
texto: Cintia Adriane.
fonte: www.companhiadaescalada.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário