Neste pequeno post., postarei um vídeo que achei na net, bem como o link para acesso direto ao site, para quem tiver vontade de saber um pouco mais sobre o assunto.
Quando comecei a escalar, no início do ano 2000, quase não se falava em proteções removíveis, pois estas custavam muito caro, aqui no brasil, principalmente no RJ se usava e usamos até hoje os grampos “P”, grampos estes que já foram usados em muitas vias clássicas aqui do Rio. Estes grampos, composto de um tarugo(corpo) de aço e um olhau também de aço, porém mais fino que o tarugo(corpo), unidos atravéz de solda. Estas proteções são muito usadas aqui no brasil justamente pelo seu custo beneficio... afinal, qual escalador não gostaria de encher a boca e poder falar q tem uma via equipada com chapas ou fixos importados e de ótima qualidade.
EXEMPLOS DE PROTEÇÕES FIXAS:
grampo "P" chapeletas - Bonier
Depois de alguns anos, ouvi falar nos fantásticos colinox da Petzl, sendo um conjunto composto de um grampo forjado, em aço e sendo sua aplicação bem diferente das nossas proteções fixas usadas aqui no Brasil, os famosos grampos “P”. Da mesma forma q o “P”, para aplicar o colinox, também se faz um furo até certa profundidade onde o grampo chegue bem ao final do furo e fique bem preso, porem neste caso, o colinox deve-se colocar um bastãozinho de cola química e ai sim o colinox, feito isso e só ir encaixando o grampo ao furo até que o mesmo chegue ao fundo...
colinox- Petzl quimico - PetzlEstas proteções fixas sempre estiveram presentes as conquistas das vias de escalada, até que ficou um pouco mais em conta as proteções moveis... Hoje, com menos de R$1.000,000 (mil reais) consegue-se comprar um jogo de móveis ativos e por menos de R$300,00 (trezentos reais) um jogo de móveis passivos... ”ISSO AK NO BRASIL!!!”.Onde a alguns anos atráz isso era só um sonho para muitos de nós.
EXEMPLOS DE PROTEÇÕES MÓVEIS:
NUT'S (PASSIVA) , FRIEND (ATIVA) E BALL NUT (ATIVA).
A NOVA PROTEÇÃO:
Esta entrando no mercado um novo tipo de proteção móvel, de climb tech, este novo produto lembra muito o ball nut, só que ao inverso de ter a cabeça quadrada com uma meia esfera móvel, esta tem um corpo e uma estrutura tubular, que segundo me pareceu, esta entrando no mercado para substituir os grampos, que quando são fixos, ficam permanentemente presos a rocha, até se decomporem ou que outros troquem os velhos e gastos por novos. Então. Esta proposta destes novos “grampos” móveis... e a de se fazer uma escalada mais limpa ainda. Ai veio uma questão em minha cabeça...será que eles realmente substituiriam os grampos fixos. Seria bom em vias a beira mar, pois as proteções não ficariam expostas diretamente ao tempo... porém em uma via longa, será muito mais tralha para carregarmos, e imagina isso em uma conquista....até porque no vídeo que acompanha este texto, me parece que o furo tem que ficar bem mais fundo que o normal para se colocar nosso famoso grampo “P” ou até mesmo uma chapa.
Bom e isso...acho que vale a pena dar uma olhada nos vídeos!!!
ClimbTech Demo - Removable Bolt from Christopher Vinson on Vimeo.
ClimbTech Co-Founder Falls 50ft Using ClimbTech Removable Bolt from Christopher Vinson on Vimeo.
www.climbtech.comAbs a todos e boas escaladas.
Att. KK
Nenhum comentário:
Postar um comentário