terça-feira, 26 de maio de 2009

ECOLOGIA, ESPORTE E CULTURA...

MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE NA IMAGEM DO CARTAZ...

UBATUBOULDER 2009...

Nos dias 11 e 12 de Julho, mais uma edição do Ubatuboulder, na Praia da Fortaleza, em Ubatuba.

Eu já perdi a conta, acho que estamos na 9º Edição, com quase 200 boulders catalogados, de V0 a V13, e ainda contando.

Em breve vamos publicar no blog o croqui atualizado e uma lista de casas disponíveis para alugar na Praia da Fortaleza.

Como sempre, vamos montar nossa barraquinha de camisetas UBT Boulder, desta vez inclusive com modelos femininos!

Inscrição: R$ 10, que inclui:

-Festa no sábado a noite
-Vale R$ 10 na compra de uma camiseta UBT Boulder

Tradicionalmente, antes de cada evento, damos dicas para você que é pau-mandado, e tem uma namorada que acha que nós só falamos de escalada. Infelizmente, temos sido constantemente chamados de machistas pela União Brasileira das Escaladoras Independentes e de babacas pela Liga das Alpinistas Radicais. Por isso, esse ano nossa dica vai para você, mulher que paga mais barras do que seu namorado:

-Meu namorado está inseguro porque eu escalo melhor do que ele. Como devo proceder?

Dica UBT: De todo o apoio possível. Assim que ele cair do projeto, grite para saber se ele está bem, sempre chamando-o de Tchub-Tchub ou algum outro apelido romântico. Diga que talvez aquele projeto seja demais para ele, peça licença e mande o boulder. Lá de cima diga: " Voce viu Teleco-teco? Vc tem que travar um pouco mais naquele reglete!"

-Meu namorado tem ciumes dos meus amigos escaladores. O que eu faço?

Dica UBT: A insegurança é a base de qualquer relacionamento. Mantenha ele pra baixo, para você sempre conseguir tudo o que quer. Quando for entrar em algum boulder, assim que ele vier fazer segurança, diga que não confia nele e que prefere alguem com braços mais fortes. Peça para o Ricardão dar a segurança bem de perto.

-Meu namorado nao gosta de magnésio no cabelo dele. Ele é chabi?

Dica UBT: Sim! Não se iluda! Parta para o Ricardão!

-Eu já namorei com todos os escaladores da turma. Devo mudar de esporte?

Dica UBT: Não, mude apenas de turma.

Dúvidas, reclamações, sugestões, piadas melhores no email: ubatuboulder@ubatuboulder.com.br

Até Julho

Linha


domingo, 24 de maio de 2009

Trailer DVD "The Fanatic search"


É ISSO AÍ GALERA... VALE MUITO A PENA ASSISTIR AO TRAILER ACIMA!!!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Curso de Resgate em Montanha - COSMO...

O curso será ministrado pelo Corpo de Socorro em Montanha - COSMO, e acontecerá entre os dias 13 a 27 de setembro no Paraná.

Para obter infos completas clique no cartaz abaixo:

Montanhista de 70 anos chega ao cume do Dome Khang, no Himalaia.

O espanhol Carlos Soria, de 70 anos, conquistou mais um cume na sua história. Ao lado de Salvador García-Atace, mais dois montanhistas e três sherpas, ele conquistou o topo do Dome Khang, de 7.300 metros, no Himalaia.

O montanhista já havia tentado outras três vezes o cume da montanha, porém as más condições o fizeram regressar e adiar o sonho. Soria é o homem mais velho a chegar ao topo de K2, Makalu e Broad Peak, todas com mais de oito mil metros, e também o único homem acima dos 60 anos que escalou seis montanhas com mais de oito mil metros do mundo. Em seu currículo ele tem ainda os cumes do Cho Oyo, Everest, Sisha Pagma, Gasherbrun II e Nanga Parbat.

Dentre os seus projetos, está ainda a escalada no Annapurna, Kanchenjunga, Dhaulagiri, Manaslu, Lhotse e Gasherbrun I, completando assim todas as montanhas mais altas do planeta. O prazo estipulado para a conquista dessas montanhas é até 2013, quando completará 75 anos e irá se aposentar das investidas.





13º FESTIVAL DE MÚSICA E ECOLOGIA DA ILHA GRANDE...


De 11 a 13 de junho 1ª etapa e 18 a 21 de junho 2ª etapa, Clique aqui e confira !!

sábado, 16 de maio de 2009

DVD Cariocando e Breve Historia do Montanhismo...



PARA LÊR UM TÓPICO SOBRE A HISTÓRIA DO MONTANHISMO, E CONHECER MAIS SOBRE O ESPORTE QUE PRATICA OU PRETENDE PRATICAR, CLIQUE AQUI!!!

KK.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Iniciando no Montanhismo...

Talvez não haja nada tão maravilhoso e gratificante, quanto chegar ao cume de uma belíssima montanha, depois de percorrer fantásticas trilhas, atravessar rios, contemplar cachoeiras, fauna e flora impressionantes.

Eduardo e Luisa no final a via Lionel terray na Pedra Bonita.


Ou quem sabe transpor paredões de rocha nua, desafiando-nos a extasiante aventura de vencer, não a montanha (sempre invencível) mas a nós mesmos e nossos medos, aumentando nossos limites e qualidades edificantes.

Não se vence uma montanha (ou a natureza). É ela que nos dá a chance, a oportunidade de nos tornarmos seus amigos, e obtermos sua permissão para alcançarmos nossos objetivos. Por esse e outros motivos recomenda-se aos iniciantes do montanhismo, calma. Um brusco contato com os elementos naturais pode ser frustrante e até mesmo traumatizante.

Respeitar seu próprio corpo e a natureza é essencial. É comprovado que, como todo esporte, o montanhismo exige preparo físico e mental.

Para uma melhor adaptação, começar com caminhadas leves aumentando gradativamente para as de maior dificuldade. Da mesma forma, a escalada em rocha exige uma gradativa evolução. O ideal é começar com um curso básico de escalada, depois dependerá do praticante a evolução.

Contudo, um montanhista completo, merecedor de admiração, é aquele que pratica escalada e caminhada de forma consciente, respeitando a flora, fauna e população local, causando o mínimo (ou o ideal, nenhum) impacto ambiental e auxiliando os inexperientes ou desinformados visitantes.

Na caminhada procurar não estressar músculos ou sobrecarregar pulmões e coração. Cuidado por onde andar ou segurar, evitando animais peçonhentos, espinhos, buracos e fendas.

Na escalada não sobrecarregar tendões (evitando lesões), conferir equipamentos e ancoragens a todo momento para evitar acidentes. Em paredes longas não descuidar de ingerir água e proteger-se com protetor solar, evitando a insolação, desidratação e queimaduras. Utilizar sempre o equipamento completo de segurança (sem improvisações) inclusive capacete. É a sua vida e de seu companheiro que está em risco!!!

Seja responsável! Cuide de sua vida e dos outros, desfrutando de ótimas escaladas e caminhadas deste esporte alucinante.

texto: Cintia Adriane.
fonte: www.companhiadaescalada.com.br

segunda-feira, 11 de maio de 2009

ATM - 2009

Realizou-se no dia 26 de abril de 2009, mais uma edição da ATM (Abertura da Temporada de Montanhismo), que é realizada tradicionalmente na praça general Tiburcio, na praia Vermelha no bairro da Urca – RJ, como de costume, o evento contou com a participação de vários clubes,lojas e entidades do meio. E nós do CEMAR também estávamos lá, apenas como visitantes. Porém este anode 2009 promete muito ao nosso clube, pois temos tentado organizar e manter o crescimento do esporte aqui em nossa cidade e região, nesta abertura de 2009, tivemos a honra de conhecer o Bernardo Collares, presidente da FEMERJ, e na oportunidade, conversamos sobre o futuro do CEMAR. Nós estamos muito felizes em podermos contar com o apoio da FEMERJ, mesmo ainda não estando filiado a mesma...











No mais, a ATM 2009 foi regada de boas escaladas, reencontros com velhos e amigos e novas amizades, afinal a ATM, serve principalmente pra isso, para que os clubes e escaladores se conheçam!!!

Grande abs a todos e boas escaladas e caminhadas.

cacá

LINK DIRETO DAS FOTOS

2º Ciclo de Palestras sobre Atividades em Montanha - Acampamento BASE MARINS - Piquete / SP.


O Evento marca a abertura oficial da temporada de inverno no município e região em atividades de esporte, cultura e turismo em montanha. Os temas abordados terão seu foco principal em princípios de comportamento e segurança nas diversas atividades que podem ser desenvolvidas ao longo de todo o período de outono e inverno, onde o numero de visitantes aumenta consideravelmente.

Considerados referências em suas áreas de atuação, os palestrantes convidados irão ocupar boa parte de suas falas com importantes informações e exemplos de como os visitantes podem e devem atuar pela defesa e conservação do meio ambiente, como se comportar e o que fazer em caso de emergência em ambientes naturais, além de programas vitoriosos e implementados em parques e unidades de conservação em diversos municípios do estado de São Paulo, bem como seus parques estaduais.

PROGRAMAÇÃO

14:00 – CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO VALE DO PARAÍBA
Ocílio José Azevedo Ferraz - Sociólogo, Secretário de Turismo de Piquete, ex-membro dos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, ex- professor da UNIP e SENAC, autor de diversas publicações na área de Turismo, Cultura e Gastronomia.

15:00 - AÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DAS ATIVIDADES EM MONTANHA
Silvério Nery – Engenheiro Elétrico - USP, Presidente da CBME - Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada e da FEMESP - Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo –. Montanhista amador (montanhas nevadas na Bolívia e Peru, paredes rochosas nos Estados Unidos, Rio de Janeiro, Itatiaia, São Bento do Sapucaí, Andradas, Bragança Paulista, Guarujá, Nova Friburgo). Faz trekking (Parque Nacional Torres Del Paine no Chile, Circuito do Annapurna e o trekking ao Campo Base do Everest no Nepal, travessias na Cordilheira Huayhuash e Cordilheira Blanca no Peru, e travessias (Serra Fina, Marins - Itaguaré, Petrópolis - Teresópolis, Serra do Cipó).

16:00 – PROGRAMA PEGA LEVE! - MÍNIMO IMPACTO EM AMBIENTES NATURAIS
Milton Dines – Doutorando em Geografia do Turismo – USP, Coordenador do “Programa Pega Leve!”.

16:30 - PLANEJAMENTO E MANEJO EM TRILHAS
Roney Perez dos Santos – Geógrafo atuante no CEU - Centro Excursionista Universitário desde 1980 como montanhista, espeleólogo e canoísta. Instrutor de diversos cursos de montanhismo espeleologia, fotografia de natureza, implantação e recuperação de trilhas, meteorologia de campo para montanhistas. Co-autor do “Programa Pega Leve!”. Colaborador da FEMESP. Funcionário da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo/ CETESB desde 1986 trabalhando com: recuperação de ecossistemas degradados, diagnóstico ambiental, geoprocessamento, ecoturismo e uso público nas unidades de conservação, implantação de projetos e gestão da pesquisa ambiental.

No domingo dia 17 haverá subida ao Pico dos Marins com acompanhamento de monitores e guias da região saindo da BASE MARINS às 7:30 hs.

Organização
Big Mountain - Promoções & Eventos – [11] 9770-1991 – Milton Gouvea
Realização:
Acampamento BASE MARINS - www.basemarins.multiply.com
Apoio:
FEMESP – Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo - www.femesp.org
CBME – Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada - www.cbme.org.br
CIRCUITO TURÍSTICO MANTIQUEIRA
CJRVB - Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau - www.conventionbureau.org.br
Prefeitura Municipal de Piquete – Secretaria de Turismo
Colaboração:
NATUREZA FM - 107,9 MHz
TRIBOO - Loja e academia de montanhismo e escalada - www.triboo.com.br
IRC – Idelmo Reis Consultoria

LINK DIRETO ACESSO...