quinta-feira, 15 de maio de 2014

Dicas para progredir na escalada esportiva

O escalador paranaense Andrey Ramsés reuniu 12 dicas para melhorar na escalada esportiva e ampliar a graduação das vias. Confira abaixo e bons treinos
Nós classificamos 12 estratégias e dicas práticas para ampliar a graduação. A maioria dos escaladores focaliza em força, apesar disso é mais fácil de desenvolver habilidade técnica, tática e mental e isso é o que está em foco aqui. Dê maior prioridade para as primeiras quatro dicas, com as quais os ganhos serão maiores. As últimas quatro são estudos adicionais para se alcançar graduação 8a ou superior.
1. Olhe para baixo, observe seus pés
90% de todos os escaladores melhorariam simplesmente prestando mais atenção nas agarras para pé em vez de prestar atenção apenas em agarras para mão. Um escalador que observar de baixo ficará automaticamente mais relaxado, encontrará posições melhores para os pés e corpo e com isso apoiará menos peso do que um escalador que usa o pescoço como um periscópio para visualizar as agarras. Se você fizer isto enquanto está treinando, se adaptará rapidamente. Um modo fácil de conferir a experiência de um escalador é observar quanto tempo gasta observando antes de escalar.
2. Evite o ácido láctico - Estique/Alongue seus braços
Se você pudesse evitar o ácido láctico em seus braços durante um mês ou mais, você avançaria provavelmente um grau, porque seus músculos o fariam escalar em vez de ficar fadigado por causa do ácido. Escaladores top (8a <) e outros atletas competitivos, às vezes ensinam os músculos a trabalhar com o ácido como uma fonte de energia, mas somente por períodos curtos, porque o ácido lático, no final das contas, destruirá os músculos. Alongar e aumentar o aquecimento é a chave para evitar o ácido lático. Muito freqüentemente os braços são inundados e a circulação de sangue diminui como resultado do grande aumento do aquecimento. Um truque para aumentar a circulação é erguer e baixar seus braços quando precisar.

3. Respirando e relaxando
Respire. É algo que todo mundo já gritou ou foi forçado a fazer depois de alguns movimentos desesperados. Utilizando sua respiração você pode adquirir relaxamento ou, com alguma hiper-ventilação, se tornar mais rígido e mais forte. Como ioga está baseada em respirar, assim deve ser sua escalada. Antes de você começar, concentre-se em sua respiração. Isto é algo você tem que praticar. O melhor modo de adquirir relaxamento imediato depois do crux é focalizando em sua respiração. Conte até 10, feche seus olhos e imagine que você está em um lugar tranqüilo. Faça algumas respirações rápidas e prossiga até o próximo crux.
4. Tantos metros/movimentos quanto possível
Durante uma hora um escalador top renova 100 metros, enquanto outros escaladores lutam para adquirir de 20 a 40 metros. As pessoas deveriam se esforçar escalando graus mais fáceis e com isso construir uma boa estrutura para evitar ácido lático e lesões. 50% de seu treinamento deveria estar baseado em escalar fácil, desta forma você poderia focalizar um treinamento mais técnico.

Nenhum comentário: