segunda-feira, 16 de março de 2009

TREINAMENTO DE AUTO-RESGATE...

Foi realizado com êxito na ultima sexta-feira, dia 13 de Março de 2009, o treinamento de resgate em rocha oferecido e aplicado pelo CEMAR (Clube de Escalada e Montanhismo de Angra dos Reis), ao Grupo de Busca e Salvamento da SEMDEC-AR (Secretaria Municipal de Defesa Civil de Angra dos Reis), Onde buscamos aplicar o manuseio de equipamentos, e na retirada da vitima da parede. Unindo nossos conhecimentos e equipamentos, para garantir um bom aproveitamento do treinamento. A atividade teve início ás 9:30 e seu termino ás 16:30, totalizando 7 (sete) horas de treinamento.
















No sábado, dia 14 de março de 2009, foi a vez de dois
integrantes do grupo CEMAR participarem do treinamento de Auto-Resgate em parede, simulando um acidente, na rocha e tivemos que instruir como fazer a retirada de um companheiro ferido em uma escalada.utilizando equipamentos básicos como equipamento individual,corda, cordeletes e fitas. A atividade teve início ás 10:30 e seu termino ás 18:30, totalizando 8 (oito) horas de treinamento.









A importância de realizar este treinamento com o nosso grupo e entidades do meio, e o de valorizar a segurança no esporte e nas técnicas verticais de trabalhos com cordas e equipamentos.

A iniciativa da parceria do CEMAR com a SEMDEC-AR, e o de orientar o grupo de busca e salvamento, de onde ficam os principais points da pratica do esporte aqui em nossa cidade e região, e também, o de reciclar tais pessoas, tanto do CEMAR quanto da SEMDEC nas técnicas verticais. Nós, montanhistas e escaladores desta cidade e região, reconhecemos o esforço da SEMDEC-AR em criar e investir em uma unidade especifica de Busca e Salvamento, pois até alguns anos atrás, não tínhamos em nossa cidade uma equipe treinada para essa finalidade.

Visando aprimorar nossas técnicas, decidimos montar o treinamento de auto-resgate, para que os escaladores e montanhistas de Angra dos Reis e região pudessem treinar e se aperfeiçoar nas técnicas de salvamento/retirada da vítima da parede, para que possamos praticar o esporte com mais consciência e bem estar.

O CEMAR - Clube de Escalada e Montanhismo de Angra dos Reis, está muito feliz em poder ter realizado com sucesso este treinamento e agradece a SEMDEC-AR por ter participado em ação conjunta com o CEMAR desta atividade. E aos interessados em participar do treinamento de Auto-Resgate, estes devem ficar no aguardo pois será marcada uma nova data para o treinamento de Auto-Resgate.

LINK DAS FOTOS:http://picasaweb.google.com/grupocemar/TREINAMENTOAUTORESGATE#

Att: Carlos H. - Cacá
(monitor do treinamento)

Nenhum comentário: